domingo, 9 de setembro de 2007

A santidade do crente e a vinda do Senhor

Esta foi a mensagem que ministrei à minha igreja neste domingo.

Mt 5 : 1-13

Deus, quando olha do céu para a terra, enxerga três povos.
- Os judeus, que aguardam a vinda do Messias;
- A igreja, que aguarda o arrebatamento pelo Messias;
- Os ímpios, que se dividem em dois povos:
a) Os que estão infiltrados em algum tipo de pseudo-cristianismo:
1- Mórmons e testemunhas de Jeová, que esperam que o reino de Deus seja estabelecido nesta terra que vivemos; e
2- Os adventistas, que aguardam a "volta" do Messias, que, segundo os ensinamentos e as profecias de Ellen G. White, já efetuou o primeiro arrebatamento da igreja; e,
b) Os que não esperam nada. Que são aquelas pessoas que não têm compromisso com Deus, nem desejam ter. Que vivem suas vidas de acordo com todos os princípios do satanismo, que, ao contrário do que muitos pensam, prega o hedonismo absoluto. Viver todos os prazeres que o seu corpo possa lhe proporcionar.

Breve comentário sobre o plano da salvação:

Deus criou o homem perfeito. À sua imagem e semelhança. Por causa do pecado, este homem se escondeu da face do SENHOR. Procurou fazer para si e para sua esposa, roupas com folhas de figueira. O SENHOR o chama, ele responde que está envergonhado por estar nu. O SENHOR lhe pergunta, "quem te disse que estás nu?". O SENHOR manda que seja morto um cordeiro, e da pele deste cordeiro faz roupas para o homem e para sua mulher. Note aqui, que um cordeiro já foi morto para expiação pelo pecado do homem. Este cordeiro representa Jesus.
O homem agora caído, destituído da glória de Deus se torna imperfeito e mortal. Precisa da salvação. Deus manda seu Filho unigênito, Jesus, para pagar o preço pelo pecado da humanidade. Estava inaugurada a dispensação da Graça.

O discurso de Pedro: "...tomai conhecimento vós todos e todo o povo de Israel de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (At 4 : 10-12)

Querido, não há nenhum outro nome pelo qual o homem possa ser salvo. Não existe outro salvador, nem outro método salvífico. O homem só pode encontrar a salvação através do arrependimento de seus pecados e seu abandono; da confissão de Jesus como sendo seu único e suficiente salvador e uma vida de acordo com a Palavra de Deus.

"Porque se com tua boca confessares a Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a vida eterna, e, com a boca se confessa para a justiça."

O único mediador: "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo." (1Tm 2:5)
O catolicismo prega que temos uma "aduaneira", uma 'mediadora", Maria, mãe de Jesus. O que é uma grande mentira, desmentida pelo texto sagrado da Palavra de Deus. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

A diferença entre o casamento judaico e o casamento ocidental:

Num casamento ocidental é o noivo que fica à espera da noiva.

Num casamento judaico, é a noiva que fica à espera do noivo. Este, por sua vez, vai até a casa da noiva, e lá se dá início às primeiras cerimônias referentes ao casamento. Depois disso, o noivo pega a sua noiva e leva à casa de seu pai, onde se darão as demais cerimônias e a grande festa das bodas.

Desta mesma forma se dará o arrebatamento da igreja: O Senhor Jesus virá até nós, e depois nos levará até a casa de seu Pai. (Jo 14 1-3).

No texto lido como o tema, podemos identificar 4 personagens principais:
- O noivo (Jesus)
- As noivas (A igreja)
- A lâmpada (A vida de cada crente)
- O azeite (Presença do Espírito Santo na vida do crente, aliada à uma fé verdadeira e à santidade)

- Presença do Espírito Santo:
1Co 3 : 16-17
1Ts 5 : 19

- Fé verdadeira:
Hb 11 : 1
Hc 2 : 4
Hb 10 : 38

- Santidade
Cl 3 : 1-10
1Pe 1 : 13-16

Das dez noivas, apenas cinco estavam preparadas para a chegada do noivo. As outras cinco estavam sem azeite em suas lâmpadas.
O que estava lhes faltando? Santidade? Fé? A presença do Espírito Santo em suas vidas?
Acredito que faltavam as três.
Temos visto nestes nossos dias, muitos crentes apostatando da fé. Vivendo uma vida em desacordo com o que diz a Palavra de Deus. Fofocas dentro das igrejas, inveja, mentira, adultério.
Estaria o mundo influenciando os crentes? Mas não foram os crentes chamados para serem sal da terra e luz do mundo? Quem está influenciando quem?

Se pudéssemos desenhar um gráfico da vida desses irmãos, teríamos um quadro alarmante. Altos e baixos constantes. Por quê? Porque não vivem uma vida em santidade. Não procuram orar, ler a Bíblia, jejuar ou viver diante da face do SENHOR.

A lâmpada de que nos fala o texto, é um instrumento utilizado para que as pessoas pudessem se identificar às outras na escuridão do deserto. É pequena, cabe na palma da mão. E quando uma pessoa passa por outra, para cumprimentá-la, leva a lâmpada em direção ao rosto com o propósito de ser identificado.
Como seremos identificados pelo Senhor Jesus em sua vinda, se as nossas lâmpadas estiverem sem o "azeite" sobre o qual nos alertou o Mestre?

Nenhum comentário: