sábado, 25 de agosto de 2007

"Amais-vos uns aos outros"

Quem não conhece uma pessoa de difícil trato? Um(a) colega de trabalho, um parente, um(a) vizinho(a) extremamente ranzinza? Se você não conhece ninguém assim, parabéns, pois você é um sortudo!
O que acontece, é que, na maioria das vezes, esse tipo de pessoa adotou essa forma de comportamento devido a algum trauma, alguma fissura, em um relacionamento anterior. Daí, essa situação criou uma "morsa" em sua personalidade, fazendo com que essa pessoa exteriorizasse em si uma "barreira", uma "proteção" contra um futuro trauma semelhante.
Essa pessoa, necessita de amor!
Ah, mas como é difícil amá-la, não é verdade?
Sim, é verdade. Verdade, mas extremamente necessário. A nossa posição como servos do Deus Altíssimo, nos exige que sejamos diferentes. Ainda que todos da repartição, da rua ou da família não suportem tal pessoa e deixem isso muito claro, cabe a nós demonstrar todo o amor - ágape - do qual nos incubiu Jesus.
Difícil? Com certeza! Mas não impossível.
"As pessoas mais difíceis de serem amadas, geralmente são as que mais precisam ser amadas!"
E isso é uma grande verdade. Além do mais, nós não podemos simplesmente ignorar tal pessoa, tampouco, excluí-la do nosso convívio. Já pensou, se um dia você estiver dependendo de algo, e só esta pessoa puder te ajudar?
Então, caro(a) amigo(a), ame. Ame sem medidas.
Lembro-me de uma frase, que vi estampada na blusa da minha professora de inglês do Ensino Médio:
Na frente da blusa dizia assim: "Destroy your enemies;"
E no verso: "Make them your friends!"
Que desafio, né irmão! "Destrua seus inimigos; faça deles seus amigos!"
Quando perguntado qual era o maior mandamento da lei, Jesus disse: "Amai o Senhor, teu Deus, de todo o coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". (Mateus 22: 34-40).
No Sermão da Montanha, Jesus deixou claro: "Ouvistes dizer: Amarás teu próximo e aborrecerás teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" (Mt 5 43:46)

Os escritores Cristãos descreveram geralmente o ágape, como exposto por Jesus, como uma expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não discrimina, não tem nenhuma pré-condição, algo que se decide fazer voluntariamente, e, que não exige nada em troca. (I Co 13)
"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho Unigênito ao mudo, para que por Ele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." (I Jo 4 : 7-11)
Ame sem esperar ser amado em troca!

Nenhum comentário: